terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Celtas

Deuses Irlandeses

Parte I


ÁINE – Também conhecida como Cnoc Áine, que significa “monte de áine”, local de culto, é a deusa irlandesa do amor e da fertilidade. Era caracterizada por se de baixa estatura e possuir olhos claros e longos cabelos dourados. Protetora dos viajantes os ajudava quando estes se perdiam. Em algumas versões ela é esposa ou filha do deus do mar Manannám Mac Lir; em outra é descrita como sendo filha de Egobail, que também é filho do deus do mar. Está ligada aos mitos dos Tuatha Dé Danann.

AIRMED – Deusa da mitologia irlandesa, filha de Dian Cecth, seus mitos giram em torno do ciclo dos Tuatha De Danann. Possuía poderes de curas e com eles ajudou os feridos da batalha de Magh Tuiredh. Segundo os mitos as ervas de curas que existem nasceram de suas lágrimas quando chorava no túmulo do seu irmão Miach quando este fora assassinado pelo próprio pai. Possuía também encantamentos que poderiam ressuscitar os mortos.

ÁENGUS – Também conhecido como Óengus, Angus Mac Og é o deus do amor, da beleza e dos poetas dos Tuatha na mitologia irlandesa. Em algumas versões ele é filho de Dagda com Boann, está esposa de Echtain e tem entre seus principais mitos a ligação com o Brú na Bóinne, uma grande área onde ficam túmulos sagrados. Segundo essa versão do mito Áengus chegou ao local após o pai compartilhar entre seus filhos o local sem nada deixar para Áengus. Ele usou de artimanhas e pediu ao pai para permanecer no local por um dia e uma noite, e acabou tomando posse da área. Em outra versão do mito é Elcmar que é enganado por Áengus com a ajuda de Dagda. Nessa versão seu pai de criação é Midir. Outros mitos de Áengus aparecem nos Contos sobre a morte dos Tuatha De Danann, no Conto dos dois Baldes e na Batalha de Ventry.

BADB – Uma das três deusas da guerra da mitologia irlandesa, juntamente com suas irmãs Macha e Morrighan. Também era uma deusa da profecia. Seu mito está ligado aos Tuatha quando estes invadiram a Irlanda e entraram em guerra com os Fil Bolg, na conhecida Primeira Batalha de Mag Tuired. Badb e suas irmãs lutaram ao lado dos Tuatha, manifestando uma confusão entre os soldados do exército dos Fil Bolg. Em outras versões de mitos dizem que seus gritos são prenúncios de maus presságios.

BALOR – Rei dos Formorianos, uma raça de gigantes. Filho de Buarainech e Cethlem, possuir olhos gigantes, um em frente da cabeça e outro por trás. Segundo a mitologia irlandesa, uma profecia dizia que Balor seria morto por seu neto. Sabendo disso Balor decidiu trancar sua filha Ethlinn em uma torre. Cian, um dos Tuatha, ajudado por Birog, conseguiu entrar na torre e a engravidou. Ela deu a luz a trigêmeos. Balor, sabendo do ocorrido. Lugh, um dos filhos foi salvo por Birog e entregue a Manannan Mac Lir que o criou como filho. Anos depois Lugh liderou os Tuatha contra os Formorianos e ai a profecia foi concretizada: em uma das versões Lugh cegou seu pai Balor e o decapitou e usou sua cabeça, que possuía nos olhos poderes mágicos, contra os Formorianos. Outra versão diz que ao cair à cabeça de Balor seu olho ainda estava aberto e um raio fulminante abriu um buraco na terra que tempos depois se transformou em um lago, hoje conhecido como Lago do Olho, localizado em Sligo na atual Irlanda.
BANBA – Deusa padroeira da Irlanda, filha de Ernmas, um dos Tuatha Dé Danann. Segundo uma das versões de mitos irlandeses encontrado no Seathrún Céitinn, Banba foi a primeira pessoa a pisar na Irlanda antes do dilúvio.

BILÉ – Segundo a mitologia irlandesa Bile é o deus supremo, pai dos outros deuses e dos homens. Esposo de Dana e pai de Dagda é um dos lideres do Tuatha de Danann. Também é conhecido como o deus do outro mundo.

BRIGIT – Também conhecida como Brigid ou Brighid, é a deusa irlandesa da inspiração, cultuada pelos bardos, e tão possui atributos guerreiros. Outros atributos dado a essa deusa são o fogo, a cura, o lar, a fertilidade. Também era reverenciada na Britânia. Filha de Dagda, uma das Tuatha De Danann, e esposa de Bres, um dos Formorianos com quem teve um filho, Ruadan. Seu culto passou por transformações à época da cristianização, sendo depois assimilada ao Cristianismo como Santa Brígida.

BOANN – Deusa irlandesa da prosperidade e da abundância era esposa de Echmar. Seu principal mito gira em torno de sua traição dom Dagda; dessa relação nasceu Áengus. Echman viajou por nove meses pensando estar viajando há apenas uma noite e um dia; na verdade fora enganado por Dagda que usou de truques para esconder o adultério de Dagda.

BODBH – Também conhecido como Bodb Derg ou Bodhbh Dearg, era filho de Dagda e sucessor no trono dos Tuatha De Danann. Bodbh sobe ao trono após a derrota dos Tuatha na batalha de Tailtiu. Os seus rivais, com exceção de Lir, o reconhecem como rei do Tuatha. Bodbh persuade aos seus rivais a punirem Lir, mas depois Bodbh oferece a Lir duas de suas filhas em casamento. Em outro mito ajuda seu irmão Áengus a localizar a mulher que sempre aparecia em sonhos para seu irmão, conseguindo identificá-la como Caer Ibormeith, uma princesa, filha de Ethal Anbuail, que se transformava em cisne a cada festival de Samhain, ficando um ano nesse formato até o próximo festival, em que retornava a forma humana.



Parte II


CAILLEACH – É uma bruxa divinizada na mitologia irlandesa. Na Escócia é conhecida como Beira, a rainha do Inverno. Segundo os mitos as origens das altas montanhas e colinas têm origem com Cailleach: quando caminhava pedras caíram de seu avental e formou essas montanhas. Munida de um martelo, moldava essas construções. Governava os meses do inverno, que iam entre o Samhain (o primeiro dia do inverno) até Bealltainn (último dia do inverno). Tinha também por função proteger os animais no Outono e no Inverno.

CIAN – Pai de Lug na Mitologia Irlandesa. Seu casamento com Ethniu representa a união dos Tuatha Dé Danann e os Formorianos. Cian foi morto pelos filhos de Tuired, que havia sido responsável pela união dos Tuatha e dos Formorianos. Tentando fugir, Cian transformou-se em porco, mas mesmo assim acabou sendo morto. Lug, seu filho, vingou seu pai, dando aos assassinos missões impossíveis, no qual, apenas no último, os filhos de Tuired acabaram ferindo-se gravemente e faleceram.

CREIDHNE, GOIBNIU E LUCHTAINE – Deuses conhecidos como Trí Dée Dána, os três deuses das artes, filhos de Brigid e Tuiren. Artífices dos Tuatha forjaram as armas que estes usaram nas batalhas contra os Formorianos. Eram respectivamente o braseiro, o ferreiro e o carpinteiro.

DAGDA – é considerado o deus supremo na Mitologia Irlandesa, símbolo de masculinidade. Era também considerado uma figura paternal e protetor das tribos celtas. Geralmente representado com clava e um caldeirão de sangue, chamado Undry, onde diziam ser sem fundo que continha diversas propriedades mágicas, e uma harpa mágica de carvalho, com a qual, tocou e organizou as estações do ano. Foi o líder dos Tuatha, por um período de setenta ou oitenta anos, substituindo Nuanda que fora ferido na batalha contra os Formorianos. Foi pai de Bodb Dearg, Cermaint, Midir, Aine e Brigit.

DANU – Mãe dos Tuatha, considerada a deusa mais forte do panteão irlandês, e mãe de Dagda.

DIAN CECHT – Deus irlandês da medicina, pai de Cian, Cu e Cethé. Segundo um dos mitos, Dian salvou a Irlanda: Morrigu, esposa do deus do céu havia concebido um filho de aspecto horrendo, e Dian aconselhou que a criança fosse morta ainda bebe. Dian abriu o coração da criança e encontrou três serpentes que, se crescessem, devorariam toda a Irlanda. Dian destruiu as serpentes e atirou as cinzas delas em um rio próximo. As cinzas ainda continham veneno ao entrarem em contato com as águas a fizeram ferver, matando todos os seres vivos desse rio, passando a ser conhecido posteriormente como Rio Barrow, ou “ebulição” em irlandês. Substituiu o braço do rei Nuanda por um de prata; seu filho, Miach, fez para um rei um braço de carne e osso, despertando a ira de Dian que acabou matando o próprio filho por inveja. Sua filha Airmend também foi vitima da ira do pai: ao chorar no túmulo de seu irmão de suas lágrimas ao tocarem a terra nasceram ervas; ao tentar catalogá-las, Dian também matou sua filha e dizem que esse é o motivo até hoje os homens não sabem as propriedades de cura das ervas.  

ELCMAR – Irmão de Dagda, e, assim como seu irmão era o deus bom, Elcmar é seu contrário. Seu nome significa invejoso, ciumento. Sua esposa, Boand, teve um caso com Dagda e dessa união nasceu Oengus ou Mac Oc.

ÉRIU – Filha de Ernmas do Tuatha é a deusa matrona nacional irlandesa. Seu nome deu origem à expressão “Eire”, personificação moderna da Irlanda atual.  

ÉTAÍN – Deusa irlandesa da água, do sol (em sua triplicidade), dos cavalos, das fragrâncias e responsável pelas transmigrações das almas. Um dos seus mitos conta que Midir, dos Tuatha, se apaixona e se casa com ela, despertando a ira Fuamnach, que fora rejeitada. Esta, com ciúmes, transforma Étaín em uma piscina de água, e depois em borboleta. Midir não sabe que a borboleta é a sua amada que se torna companheira do marido. Midir, amargurado, rejeita as mulheres. Fuamnach então cria um vento que envia a borboleta para outro lugar por sete anos. Oengus reconhece Étáin em suas roupas, mas não pode ajudá-la, pois estava em guerra com Midir. Constrói um pequeno quarto com uma janela que facilita a inda e vinda de Étáin. Fuamnach descobre o artifício e lança mais um vento, que arrasta Étáin por mais sete anos. Ela cai em um copo de vinho, e acaba sendo pela esposa do rei de Ulster, Etar, que acaba ficando grávida. Renascida mais de mil anos depois, Étáin casa-se com o rei Eoachid. O irmão do rei, Ailill, apaixona-se por Étáin e devido a esse amor começa a perecer. Étáin promete deitar-se com ele para salvá-lo, mas depois de três tentativas ela desiste, alegando que não nasceu para ele. Então ele revela ser Midir, que na vida anterior era seu verdadeiro esposo. Midir vai até Eoachid e o desafia em um jogo, cujo premio o vencedor teria Étáin. O rei é avisado pelo seu pai adotivo que Midir é um ser de grande poder. Ganhando as apostas, o rei designa Midir a uma série de tarefas. Midir, depois de cumprir as tarefas, retorna e desafia o rei a mais uma partida. Vencedor, Midir acaba recebendo seu prêmio um mês depois, pois Eoachid, em sua última provação, envia Midir há passar um mês e retornar. Ele envolve Étáin em seus braços, onde ambos se transformam em cisnes e voam.

Sem comentários:

Enviar um comentário