segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Kuan Kun




Kuankun, Kwuankun, Kuan Yü, Guanyun ou Kuan Ti – Divindade protetora das academias ou Associações de artes marciais ( enfoque especifico ), dos negócios e de tudo que envolva retidão justiça e coragem. Se enquadra na categoria dos personagens históricos que, por seus atos e pelo reflexo destes sobre o imaginário popular, acabaram transformados em divindades. É um dos personagens mais queridos do folclore Chinês, o que faz com que seja um dos mitos mais ricos em lendas, histórias e até escritos e peças teatrais.
Kuankun é o mais conhecidos dos heróis do chamado período ou Era dos reinos combatentes ( período histórico situado entre 453 e 221 a. c. , quando os reinos de Wei, Wu e Shu, Chi, Yueh e Chin disputaram a supremacia do velho império – o nome China teria nascido de Chin o reino vencedor); teria vivido entre 160 e 219 a. c.



Entre as histórias que lhe são atribuídas está a que afirma que ele teria sido um rapaz comum do campo que teve de fugir de casa depois de salvar uma garota das mãos de um magistrado cruel. Ele matou o magistrados e, para fugir, ingressou no exército de um dos reinos da China. Outra lenda narra seu encontro com Chang Fei e Liu Pei, do reino Shu, com quem formaria uma das mais importantes trincas de heróis divinizados da antiga China. A caminho da conscrição, Kuankun teria encontrado Chang Fei, um açougueiro que desafiava qualquer pessoa a erguer do chão uma pedra de 180 Kg.
Sob o qual estava um grande pedaço de carne. Até então ninguém havia vencido. Aceitando o desafio, Kuankun ergueu a pedra e se apoderou da carne, provocando a ira de Chang Fei. Os dois começaram uma briga violentíssima, que só foi encerrada com a intervenção de Liu Pei. Mais tranqüilos, perceberam que tinham muitas coisas em comum e se tornaram amigos. Em um campo de pessegueiros, os três fizeram um juramento de amizade pelo qual se obrigavam a viver e morrer juntos. ( para muitos chineses, este acordo é um exemplo de ideal de amizade).
Como soldado, venceu muitas batalhas até ser capturado pelo rei Wu Sun Chíuan. Por não se render, foi condenado à morte e executado na localidade de Hsiangyang, em Hupei. A tumba contendo seu corpo estaria localizada em Tangyang e sua cabeça teria sido sepultada em Loyang ( Henan ), uma localidade situada ao lado do mosteiro de Shaolin.
Sua arma o Kuan Tao ( Kuan To ou Ka Wan Tou ) – "espada de Kuan" faz parte do universo de armas do Kung Fu, sendo praticada na forma de rotina ( Katy ) em vários estilos ( inclusive no Shaolin do Norte ). O nome da arma segundo a lenda é "Dragão Verde".

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:



As lendas mostram esta transformação de homem comum em divindade: segundo o folclore Kuan Kun teria 2,70 metros de altura e uma barba de 60 cm; a face seria vermelha "como uma jujuba", seus olhos semelhantes a de uma fênix e suas sobrancelhas, semelhantes a minhocas. Nos templos muitas vezes é representado junto com seu cavalo "Lebre Vermelha" ou, então, cercado por seus auxiliares, o filho adotivo Kuan P’ing e o seu escudeiro Chou T’sang.

Uma das lendas relacionadas a Kuankun afirma que ele teria sido fecundado por uma divindade solar e que sua mãe, ao invés de ter um parto normal, teria botado um ovo. O marido, com medo do que pudesse sair do ovo e furioso com o filho que, ele desconfiava, não era seu, tentou destruí-lo quebrando a casca antes que eclodisse. O menino lá dentro estava quase que totalmente formado, a não ser pela face ( ainda vermelha). Mesmo tendo vindo ao mundo antes do tempo, o garoto sobreviveu e cresceu, vindo a se tornar um herói. Não perdeu, porém, o rosto vermelho, fruto da ira de seu pai. 

Sem comentários:

Enviar um comentário